Páginas

sábado, 17 de junho de 2017

Um Coração nos Ama!



No dia 23 próximo, celebraremos às 20h00 em nossa Paróquia a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, uma festa que traz consigo um sentimento de desagravo, de desfazer o desamor pelo qual a humanidade não se relaciona com o Deus Encarnado: “Eis aqui o coração que tanto amou os homens, até se esgotar e consumir para testemunhar-lhe seu amor e, em troca, não recebe da maior parte senão ingratidões, friezas e desprezos”.
Em Paray-le-Monial, na França, a freira Margarida Maria Alcoque teve as visões do Sagrado Coração de Jesus que lhe mostrava a necessidade de difundir essa devoção para o mundo inteiro, e da necessidade de rezar pelos pecadores. Margarida que viveu de 22 de julho 1647 a 17 de outubro de 1690 viveu uma vida humilde e muitas vezes fora incompreendida ou desacreditada por causa dessas visões. No último período de sua vida recebeu a graça de ver o pedido do Sagrado Coração se realizar, pois mais e mais pessoas, inclusive descrentes, se devotarem.
A espiritualidade do Sagrado Coração se expressa na grande devoção que se difundiu pelo mundo e o Papa Leão XIII, em 1889, consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o Papa Pio XII, meio século depois, em suas encíclicas, recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do Coração Eucarístico de Jesus. Ainda antes, em 1856, o Papa Pio IX já prescrevia a festa, que já era uma tradição franciscana, para toda a Igreja.
Esta solenidade que se estende ao longo do ano através da celebração das primeiras sextas-feiras do mês celebra o maravilhoso e inefável mistério de um Deus que ama aos homens de maneira infinita. Torna-se um de nós! Revive para os discípulos de Cristo o quanto é amável o escândalo da Cruz que só possível àquele que primeiro amou a nossa condição humana. Outras religiões reveladas estarrecidas ficam aquém deste Amor escandaloso, e estagnadas em um Deus inacessível não creem que Ele pode se fazer um de nós, e assim não percebem a natureza divina do Amor de Cristo.
O Sagrado Coração expressa o Amor de Deus que se fez homem, e sendo assim é o mistério que inclui a Encarnação, a Paixão, a Morte, a Ressurreição e o nascimento da Igreja, e porque não dizer o fim dos tempos, porque o mesmo Sagrado nos disse: “No fim, Eu vencerei”. O Sagrado Coração, portanto, é a manifestação do Verbo Divino, daquele que realmente nos promete de maneira absoluta e por isso à Santa Margarida deixou suas promessas para todos aqueles que lhe devotarem.
São doze promessas que todo Católico tem que conhecer e amar:
1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”; 3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”; 4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”; 11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Ter o nome inscrito Coração de Jesus, como nos diz a 11ª Promessa, é o que verdadeiramente importa. Teremos grande Graça se estivermos perto desse Coração que é o centro do mundo, não importando quão vil seja nossa condição nessa vida presente, mesmo que estejamos na condição de condenados ou réprobos como o ladrão arrependido que teve a ventura de morrer ao lado de Cristo!
“Senhor Jesus Cristo, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!”

Frei Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário