Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Relato sobre a 11ª Caminhada Franciscana de Nossa Senhora Bebedouro – Povoado de Andes

Todo ano a devoção à Virgem Maria se intensifica de maneira indizível no mês de outubro quando celebramos a Padroeira do Brasil, a Imaculada Conceição de Aparecida. Em todo o Brasil vê-se provas deste amor do brasileiro católico e de tantos indecisos pela Virgem de Aparecida. São procissões, queima de fogos, promessas cumpridas em Aparecida de Norte e por todo lado o afluxo dos fiéis às missas é abundante.
Em nossa Paróquia celebramos o dia 12 com muita empolgação. Aqui acontece, nesta data a Caminhada Franciscana de Nossa Senhora, que sai as 6:00 de nossa Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Bebedouro até a Capela do Povoado de Andes.
Durante o percurso é montado todo um aparato de segurança e de acohida: Polícia Civil, abalizadores para usar apenas um lado da vicinal, ambulância se alguém passar mal, banheiros químicos no meio do trajeto, bananas para manter as energias e evitar câimbras, aquecimento orientado por profissional, equipe de comunicação com walktalk, e ônibus para levar alguém que esteja impossibilitado de fazer a caminhada.
No que diz respeito à animação, lançamos mão de três veículos de som: dois trios elétricos e um carro. O conteúdo da animação foi preparado por Frei Ailton e o Gustavo, um paroquiano nosso, que colocaram as músicas em sequencia conforme o tema que ía sendo tratado na caminhada. Lembremos que esta Caminhada dura aproximadamente 3 horas e para que não fique massante a escolha tem que ser criteriosa porque tem que variar momentos de reflexão e outros de animação.
Quem participou da Caminhada percebeu que dividimos a caminhada em dois momentos marcantes: a primeira parte que foi mais animada para aquecer, até a parada do banheiro químico; a segunda quando eu tirei a Imagem do Andor e levei para o trio elétrico e a caminhada assumiu um clima mais reflexivo até chegar em Andes. Chegando lá, retomamos a empolgação e fomos alegremente acolhidos com os fogos de artifício.
No que toca à ornamentação a caminhada é bem simples. Dois Andores: o de Nossa Senhora Aparecida e o de São Francisco, enfeitados com trezentas rosas amarelas.
A escolha das rosas amarelas não foi à toa. Elas foram escolhidas para que se combinassem com a estampa da camiseta que é o desenho do Jubileu dos 300 anos de aparição da Imagem. Esta camiseta foi vendida nas últimas semanas e constitui parte importante para a preparação da Caminha e que ficou muito bonita.
A Caminhada cada vez mais nos surpreende e torna-se difícil dizer quantas pessoas fizeram, mas a impressão que temos é que o numero de participantes cada vez aumenta. Não somente pessoas de nossa paróquia participam mas também de outras de nossa forania e também de cidades vizinhas se fazem presentes. Neste ano tivemos a alegria de contar com a presença dos frades estudantes de Marília e do Frei Manoel, que cresceu em Andes, e concelebrou comigo.
Após a Caminhada, como é de praxe, tivemos a Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida, campal e bem animada. Após, convidamos a todos para participar da Quermesse em Louvor de Nossa Senhora Aparecida, da Capela de Andes. E assim, demos por encerrada, e com grande sucesso, mais uma Caminhada Franciscana de Nossa Senhora Aparecida.
Com a Graça de Deus no ano que vem haverá outra e quem quiser caminhar conosco será bem vindo e acolhido por Nossa Senhora e São Francisco de Assis.
Paz e bem!


Frei Edson Pereira Lopes, ofm


segue abaixo fotos de colaboradores





Nenhum comentário:

Postar um comentário